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Novos Conceitos e Práticas de Economia Social e Solidária

Bem vindo/a ao Curso de Novos Conceitos e Práticas de Economia Social!

[ Demonstração do CDROM offline ]

Objectivos Gerais

  1. Situar e caracterizar a Economia Social no seu contexto histórico de criação e afirmação;
  2. Relacionar a Economia Social com as dinâmicas da chamada Economia de Reciprocidade não equivalente (Economia de Entreajuda Comunitária e da Dádiva);
  3. Analisar os grandes problemas e desafios do Mundo actual;
  4. Situar e caracterizar as novas tendências da Economia Social, e em particular da chamada Economia Solidária (novo conceito), à luz dos grandes problemas e desafios do Mundo actual;
  5. Identificar os principais desafios que se colocam actualmente às organizações da Economia Social e Solidária.

Conteúdos Programáticos

1. A afirmação da Economia Social no contexto de emergência das sociedades industriais

1.1. As origens da Economia Social na Europa
1.2. Os princípios originais de referência da Economia Social
1.3. As bases filosóficas e ideológicas da Economia Social
1.4. As grandes famílias jurídico-institucionais da Economia Social
1.5. As lógicas similares (informais) existentes noutros contextos culturais e geográficos
1.6. A Economia Social perante a Economia Política

2. A Economia Social nas sociedades do pós-guerra

2.1. A Economia Social perante o Estado-Providência
2.2. A Economia Social nos países socialistas

3. As novas tendências da Economia Social e a proposta do conceito de Economia Solidária, à luz dos grandes problemas e desafios do Mundo actual

3.1. Os grandes problemas e desafios dos finais do século XX – inicio do século XXI
3.2. As novas respostas da “Nova Economia Social” e de domínios congéneres
3.3. O novo conceito de Economia Solidária
3.4. O conceito e as práticas de Economia Solidária da Macaronésia
3.5. Os principais projectos e dimensões da Economia Solidária (análise mais específica)
3.6. Os novos princípios e critérios de referência da Economia Solidária, por comparação com a Economia Social

4. A relação entre Economia Solidária e novos conceitos e práticas congéneres

4.1. A questão do financiamento da Economia Social e Solidária e os novos sistemas de financiamento alternativo
4.2. A relação com novas propostas e dinâmicas congéneres: Comércio Justo, Consumo Responsável, Responsabilidade Social das Empresas, Marketing Social, Empreendedorismo Social, etc.

5. Principais desafios actuais das organizações de Economia Social e Solidária

5.1. Principias desafios que se colocam hoje às organizações de Economia Social e Solidária
5.2. A questão da sustentabilidade das organizações de Economia Solidária

Concelho