Zoom

procurar produtos ou serviços

O Meu ZOOM ou Novo no ZOOM ?

collapse background
push or pull

Gestão Financeira

Bem-vindo(a) ao módulo de Gestão Financeira!

[ Demonstração do CDROM offline ]

Objectivos Gerais

No final da acção de formação, pretende-se que os/as formandos/as atinjam os seguintes objectivos:

  1. Saber o significado da contabilidade, da análise financeira e da gestão financeira como ferramentas indispensáveis ao processo de tomada de decisão das instituições do sistema de solidariedade e de segurança social;
  2. Conhecer os objectivos das principais demonstrações financeiras e saber interpretar o significado das principais rubricas nelas incluídas;
  3. Identificar e interpretar os acontecimentos económicos e financeiros mais importantes, a partir das principais demonstrações financeiras;
  4. Conhecer as principais medidas e indicadores que permitem analisar o cumprimento da missão e o desempenho da instituição em termos económicos (evolução da sua actividade e eficiência da gestão) e em termos financeiros (estrutura de capitais, equilíbrio financeiro e liquidez).

Objectivos Específicos

Este curso abarca um conjunto diversificado de temas de Finanças, apresentados em linguagem simples e introdutória.

Está estruturado em três Unidades Temáticas principais:

  • O primeiro destes capítulos apresenta uma introdução às finanças das instituições do sistema de solidariedade e de segurança social, incluindo a distinção entre as áreas científicas da Contabilidade, da Gestão Financeira e da Análise Financeira, seus objectivos e significado como ferramentas de decisão.
  • O segundo tem por objecto de estudo a apresentação dos principais documentos de base da Análise Financeira e da Gestão Financeira, e as principais técnicas para a sua interpretação.
  • O terceiro apresenta os principais indicadores que permitem analisar o desempenho da instituição em termos financeiros, tanto no plano estrutural como no plano mais imediato da liquidez e do equilíbrio financeiro, e em termos económicos, no que respeita à evolução da sua actividade e à eficiência da gestão.
  • Estes três capítulos podem ser estudados como blocos lectivos homogéneos.

 

Ao segundo capítulo corresponde um dia de sessões presenciais e uma semana de estudo (sensivelmente 10 h). Ao 1º e ao 3º meio dia de sessões presenciais e meia semana de estudo cada.

As sessões de trabalho deverão ser seguidas ininterruptamente.

Em todos os capítulos existe uma autoavaliação que ajudará o leitor a progredir com segurança.

Concelho