Zoom

procurar produtos ou serviços

O Meu ZOOM ou Novo no ZOOM ?

collapse background
push or pull

Revista Científica “Sinergias” já disponível online

Já está disponível online, de forma gratuita, a Revista Científica “Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social”. Uma iniciativa conjunta da FGS - Fundação Gonçalo da Silveira e do CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, duas entidades com extenso trabalho no campo da Educação para o Desenvolvimento.

imagem noticias detalhe

“Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social” é uma revista especializada, semestral, que pretende funcionar como plataforma de discussão e de reflexão internacional no campo complexo da Educação para o Desenvolvimento (ED).  A proposta é juntar diferentes vozes, visões e práticas nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, nomeadamente da ED, Cidadania Global e Desenvolvimento, servindo de veículo à produção e partilha do conhecimento. A Revista conta com um Conselho Científico permanente formado por investigadores nacionais e internacionais de reconhecido mérito nesta área.

“Portugal junta-se agora a um pequeno mas crescente grupo de países que têm uma comunidade de investigação e/ou uma revista com peer-review só dedicada a este tema”, refere Liam Wegimont, um dos membros do Conselho Científico da Revista e Policy Advisor do Global Education Network Europe (GENE). “Estou curioso para perceber o impacto deste trabalho inovador feito em Portugal numa maior conexão e diálogos mais aprofundados com o trabalho internacional nesta matéria”, acrescenta.

O primeiro número da Revista “Sinergias” propõe uma aproximação ao(s) conceito(s) e caminho(s) da ED a partir de artigos de autores nacionais e internacionais e já está disponível no endereço www.sinergiased.org .A revista “Sinergias” é publicada com artigos em língua portuguesa, inglesa e espanhola.

 

Promoção da investigação sobre a ação em ED

O Relatório de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2012) identificou uma lacuna entre práticas e investigação no campo da ED, o que viria a motivar o trabalho conjunto entre a FGS e o CEAUP. “Ao longo de quase três anos, fomos avançando, procurando perceber como poderíamos, em conjunto, contribuir para aprofundar o trabalho em ED ao nível do ensino e da investigação académica em Portugal”, refere Jorge Cardoso, da FGS.

O resultado foi o Projeto “Sinergias ED: Conhecer para melhor agir – promoção da investigação sobre a ação em ED”, que tem como objetivo contribuir para o aumento da qualidade da intervenção em ED em Portugal. Entre as várias atividades previstas, inclui-se a Revista “Sinergias”.

Este projeto conta com o cofinanciamento do Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.